quinta-feira, 28 de março de 2013

A importância da Cutícula!




Bom dia lindezas, hoje o papo é sobre as benditas cutículas. Tirar ou não tirar, eis a questão!!

Aqui no Brasil, tirar a cutícula é um hábito comum, porém o que poucas mulheres sabem é que isso pode comprometer a saúde e a estética da unha. Isso porque a cutícula tem importante função de proteger a unha da entrada de microrganismos e produtos químicos. Removê-la completamente pode causar infecções e até distrofias-distorção no formato da unha.


Algumas mulheres acreditam que tirar a cutícula dá um acabamento mais bonito na hora de passar o esmalte. Nem todas, porém, concordam com esta análise que tem muito embasamento numa cultura local: na Europa e nos Estados Unidos, mulheres de elegância indiscutível se recusam a tirar a cutícula das unhas. Musa da Chanel nos anos 80 e ícone de estilo e beleza na França, Inès de la Fressange é apenas um destes muitos exemplos.


Se o apreço pelos alicates varia de acordo com a nacionalidade da cliente, o perigo da transmissão das hepatites B e C - doenças graves -  atravessa todas as fronteiras. "Existe a chance. Então, o melhor é prevenir do que ter que remediar depois", afirma Paulo Olzon, infectologista e chefe da disciplina de clínica médica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "Há manicures e manicures. E não há fiscalização [nos salões de beleza] como em consultórios dentários e outras situações em que são utilizados instrumentos cirúrgicos. Por isso, o melhor é ter o seu próprio alicate. Sempre.", alerta.


Unhas bonitas e com cutícula

Hidratar, hidratar e hidratar. Esta é a principal dica para quem pretende parar de remover as cutículas. Existem no mercado produtos específicos, como canetas hidratantes, ceras e cremes redutores de cutícula, que com o tempo fazem a pele ficar cada vez mais fina e fácil de ser empurrada. E quanto mais o alicate é usado, mais rápido e espessa ela cresce. Uma dica bacana : durante o banho, empurre levemente a pele, além de manter as mãos, unhas e cutículas sempre hidratadas.


Minha experiência sem tirar cutícula!
Desde os meus 12 anos de idade (quando aprendi a fazer unhas) eu tirava cutícula, e tirava tudo, não suportava ver uma pele que fosse me incomodando. Eis que em outubro de 2012 eu resolvi que não iria mais tirar cutícula, e me tornaria adepta da manicure com cutícula.
Comecei a pesquisar produtos que fornecessem hidratação para cutícula, fórmulas caseiras, simpatias, e tudo o mais, e parei definitivamente de tirar as benditas.

Confesso que não tenho o hábito diário de hidratação, mas sempre que possível aplico uma série de produtinhos que me ajudam a manter as bonitinhas hidratadas, mas gente, só faço isso quando lembro, portanto não cheguei a um ponto de perfeição nas cutículas, mas elas estão, eu diria, 60% melhor.

Sinto um fortalecimento considerável em minhas unhas, elas quebram menos e não lascam mais, pois a proteção está garantida com as cutículas intactas.

O que ainda faço, e também pretendo parar no futuro, é a retirada dos cantinhos, sabe, aqueles que ficam nas laterais dos dedos, e dão uma impressão de unha encravada? Pois bem, esses eu tiro de forma superficial, para não ficar roendo toda hora.

Antes, quando eu tirava minha cutícula, ela tinha um aspecto assim (foto), bastante ressecado e as unhas muito fragilizadas.


Abaixo alguns dos produtos que eu uso, e a forma como eu uso cada um.




Uso Diário:
Nail Experts – Mira Cuticle – Complexo redutor de cutículas – AVON
Aplico todos os dias (pelo menos deveria ser) e empurro com uma espátula.


 Caneta Hidratante - Prime Cuticle
Eu aplico umas 3 vezes ao dia (quando lembro) e deixo agindo. Tem um cheirinho maravilhoso.


Repara que a caneta já vem com uma ponta chanfrada, desta forma, você pode empurrar a cutícula enquanto aplica o produto.


Uso noturno:

Bepantol Derma
Aplico de noite antes de dormir, de manha o produto não está visível na unha, mas dá para perceber a hidratação. Uso também para rachaduras nos pés.

Dica: aplique Bepantol derma em movimentos circulares, e depois eu envolvo em plástico filme, retiro na manhã seguinte.


Uso esporádico (2 vezes por semana)

 Nail Experts – Gel Hidratante com Vitamina C para cutículas – AVON
Aplico esse gel umas duas vezes por semana, faço uma leve massagem em movimentos circulares. Eu não retiro o excesso do produto, deixo nas unhas e eles saem sozinho.


Esse gel tem umas bolinhas que ao massagear vão se dissolvendo e liberando a vitamina C.


O creme esfoliante eu uso sempre que faço a unha, faço uma massagem sobre as cutículas e a unha, sempre em movimento circulares, depois de aplicar e massagear o produto, eu lavo as mãos para retirar o excesso. Essa esfoliação eu faço para retirar células mortas da cutícula.


E após esse ritual, eu aplico um fortalecedor e o esmalte em seguida.

Os esmaltes do dia são:

Flagra – AVON Colortrend (cobertura excelente com duas mãos de esmalte).


1º Beijo – MOHDA HD (tem um reflexo azulado, fica lindo na unha!)



Reparem que a cutícula está quase imperceptível, confesso que só não está melhor porque a moça aqui não faz a hidratação todos os dias, como deveria ser.


Se eu fosse mais regrada, em 5 meses não teria cutícula nenhuma aparente, mas o resultado já está me agradando.

E ai meninas, gostaram do post de hoje?

Um super beijo

Eli Mathias

6 comentários:

  1. Oi flor, obrigada pela visita e por seguir meu blog... Adorei seu cantinho já estou seguindo... Sucesso com seu blog linda...
    Beijinhoss...

    Unhas Artísticas Nill:
    www.nilvanabischoff.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigada Nill!!

      Vamos trocar figurinhas, seu blog tbm é uma gracinha!

      Um beijo linda!!

      Excluir
  2. Realmente hoje temos informações, somos bombardiadas com tudo a toda hora . E isto é muito bom, pq no meu tempo só tiravamos as cutículas e pronto. Nem tenho como reverter as minhas, mas como sou eu quem faço sem problemas.

    Lindas suas unhas
    Obrigada pela visita
    Passando para desejar
    Ótima 5ª feira !!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigada Margareth, um excelente feriadão pra ti!

      Pois é, eu sempre gostei de tirar a cutícula, e tirar fundo heim! Mas estou me adaptando a essa nova fase, sem falar que é muito mais rápido pra fazer a unha.
      Eu tbm faço a minha, e dessa forma não corremos muito perigo né!

      Beijos lindona!

      Excluir
  3. ótima postagem amei tudo aqui bjssss
    já seguindo!!!
    http://unhasdaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie lindona, obrigada pela visita e por me seguir!
      Espero postar muita coisa legal por aqui!
      Seja sempre bem vinda no meu cantinho!

      Beijos lindona!

      Excluir

Thanks for visiting!